Interviews

Como herói político, Bolsonaro morreu, mas bolsonarismo não, diz Christian Dunker

Após exaltar características de virilidade ao longo de seu governo, do "histórico de atleta" citado na pandemia da Covid-19 à medalha de "imbrochável" e "imorrível" entregue a aliados, Jair Bolsonaro (PL) expôs fragilidade ao destacar problemas de saúde que colocariam sua vida em risco na prisão e atribuir a um surto a tentativa de romper sua tornozeleira eletrônica.

Para o psicanalista Christian Dunker, trata-se de outra face de uma mesma moeda na retórica sobre força, vencedores e potência....

Brasil vive apropriação continuada de poder, com empecilho para negros na política, diz ativista

Para o cofundador do MNU (Movimento Negro Unificado) José Adão de Oliveira, 70, o Brasil vive, desde a distribuição de capitanias hereditárias em tempos coloniais, uma história marcada pela apropriação de poder por uma minoria.

Segundo ele, essa minoria cria empecilhos para que a população negra alcance espaços de decisão ao tentar minar as políticas de cotas vigentes no país, seja a partir da anistia aos partidos que não cumprem a legislação seja por meio da fraude na identificação racial....

Direito se torna emancipador com pessoas negras, diz juíza citada para STF

Para a juíza federal Adriana Cruz, 55, a presença de mais negros no Judiciário é um passo necessário em uma sociedade que ainda precisa ir para o divã quando o tema é o racismo.

Secretária-geral do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de setembro de 2023 a setembro de 2025 e atual titular da 5ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro, ela diz à Folha que uma Justiça mais diversa ajuda a aperfeiçoar a democracia ao fazer com que mais pessoas vejam os "espaços que decidem as suas vidas como espaços em que elas também podem estar à mesa".